terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sistema Cardiovascular - Overview


O sistema cardiovascular éconstituído pelo coração e vasos que existem no corpo humano (sanguíneos elinfáticos). É através destes mesmos vasos que circulam respectivamente osangue e a linfa, sendo que o órgão responsável pelo bombeamento do sangue é ocoração.


O coração é um órgão muscular com um tipo de músculo específico(músculo cardíaco), que apresenta duas porções: o miocárdio (porção muscular propriamente dita do coração) e o endocárdio (porção mais interna quereveste o miocárdio); possui um sistema que permite propagar o estímuloeléctrico que desencadeia o batimento cardíaco através de fibras muscularesmodificadas, de nome sistemacardionector. Este sistema permite que o coração bata cerca de 60 vezes porminuto, bombeando um volume de sangue de cerca de 5 litros (num adulto).Encontra-se localizado na caixa torácica, dentro do mediastino, entre ospulmões, à frente da traqueia e esófago e coluna vertebral (cujas vértebras sedenominam de vértebras cardíacas), sobre o diafragma, e atrás do esterno ecostelas. Está envolvido por uma serosa de nome pericárdio, que tem como função a protecção da fricção entre osvários órgãos do mediastino.


Podemos dividir o coração em duasporções generalizadas, o coração direito e o coração esquerdo. É a este nívelque fazemos a distinção entre a pequena circulação ou circulação pulmonar, pelaqual é responsável o bombeamento pelo coração direito, e a grande circulação oucirculação sistémica, pela qual é responsável o bombeamento pelo coraçãoesquerdo.



· Em cada porção existe uma aurícula/átrio e um ventrículo,separados por uma válvulaaurículo-ventricular, estando do lado direito a válvula mitral e do lado esquerdo a válvula tricúspide. Na área de saída de cada ventrículo aindaexiste mais uma válvula, denominadas de sigmoideias/semilunarespulmonar e aórtica,respectivamente. Estas válvulas são constituídas por tecido conjuntivo, emuitas das patologias cardíacas são patologias valvulares, como por exemplo a doença fibrodegenerativa calcificantevalvular ou a febre reumática.


· Cada uma das porções é dividida por septos, o auricular mais superior e o ventricularmais inferior. Estes também são alvo de patologia, como o foramen oval patente e o canalinterventricular, sendo normalmente patologias congénitas.


· Na entrada da aurícula direita encontra-se oorifício da veia cava inferior/superior(que se juntam para formar um tronco comum antes de se abrir no coração). Doventrículo direito partem as artériaspulmonares (duas para cada pulmão) que se destinam à circulação pulmonar.Após a oxigenação do sangue nos capilares pulmonares, estes reúnem-se atéformarem as duas veias pulmonaresque se abrem na entrada da aurícula esquerda. O sangue depois é bombeado para oventrículo esquerdo que depois o impulsiona para a artéria aorta. Todas estas estruturas também são alvo depatologias, como por exemplo a hipertensãopulmonar, os aneurismas aórticose a transposição congénita dos grandes vasos.


· O coração é controlado pelo sistema nervosoautónomo através de uma rede simpáticaconstituída por fibras nervosas derivadas do X par craniano ou nervopneumogástrico/vago e outra parassimpáticaconstituída por fibras nervosas derivadas dos gânglios cervicais, cujos efeitos são aparentemente contraditórios.


· O sistema cardionector é constituído pelo nódulo sinusal de Keith-Flack, quetransmite o impulso eléctrico ao nóduloaurículo-ventricular de Aschoff-Tawara e às aurículas através das fitas auriculares, que depois étransmitido às paredes dos ventrículos pelas redes de Purkinje (células musculares altamente especializadas paraa transmissão do impulso nervoso) que derivam dos ramos do feixe de His. Em qualquer destas estruturas pode haver ocorrênciade patologia, como por exemplo as conhecidas arritmias.





O sistema vascular é constituídopor 3 tipos de estruturas: as venosas, as arteriais e as linfáticas.


Os vasos sanguíneos têm porobjectivo a circulação do sangue, levando-o onde ele é mais preciso, seja paraoxigenação dos tecidos (pelos eritrócitos/hemácias), para nutrição (proteínas,sais, nutrientes contidos no plasma), para defesa imunitária (pelosleucócitos/glóbulos brancos), para coagulação (pelas plaquetas e factores decoagulação contidos no plasma). Já os vasos linfáticos têm um objectivo mais específico,como é a defesa do organismo, sendo considerados a via de transporte doslinfócitos e outros leucócitos, mas também com um objectivo de nutrição eeliminação de produtos tóxicos endógenos (por exemplo, o colesterol).


É através da artéria aorta que se faz a distribuição do sangue arterial docoração para todos os outros tecidos. Esta subdivide-se em várias artérias aolongo do seu trajecto, que vão ser responsáveis pelo transporte do sangue paraa cabeça (carótidas interna e externa, artéria vertebral, etc.), para osmembros superiores (axilar, etc.), para as vísceras torácicas (aorta torácica,etc.), para as vísceras abdominais (aorta abdominal, etc.), para as vísceraspélvicas (ilíacas, etc.), para os membros inferiores (femorais, etc.). Após ahematose celular, o sangue é recolhido para o sistema venoso, que o transportade volta ao coração através das veiascava superior (que recolhe o sangue proveniente da cabeça e membrossuperiores) e inferior (que recolheo sangue proveniente do toráx, abdómen, pélvis e membros inferiores). Em todasestas estruturas podem ocorrer fenómenos patológicos, como por exemplo a aterosclerose, hipertensão arterial, flebotromboses,acidentes vasculares cerebrais, etc..




A rede linfática é constituída porvasos linfáticos e gânglios. Os vasos fazem a comunicaçãoentre os vários gânglios ao longo do organismo, e estes são os locais dearmazenamento e possível maturação de células do sistema imunitário, osleucócitos. É aqui que os linfócitos B são apresentados a um antigénio e sofrea maturação em plasmócitos, transformando-se numa máquina de produção deanticorpos, ou que os linfócitos T actuam por activação dos linfócitos B. Osgrandes vasos que recolhem a linfa proveniente de todo o organismo é o canal torácico (à esquerda, recolhe alinfa da cabeça, toráx, abdómen, pélvis e membros inferiores, e membro superioresquerdo) e a grande veia linfática(à direita, recolhe a linfa proveniente do membro superior direito e dacabeça). Em todas as estruturas constituintes podem ocorrer patologias, comopor exemplo os linfomas.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More