quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sistema Locomotor – Esqueleto (Overview)

A execução de um movimento coordenado é um processo complicado que envolve nervos, músculos e ossos. Os ossos são estruturas duras, esbranquiçadas, resistentes, que no seu conjunto formam um esqueleto. Os ossos do esqueleto são tecidos vivos tendo diversas funções como o suporte dos tecidos circundantes e do peso do nosso corpo, a protecção dos órgãos vitais (ex: coração e pulmões) e outros tecidos do corpo. Estes também possuem funções de hematopoiése (a formação de células percursoras dos leucócitos, eritrócitos e trombócitos que ocorre na medula óssea ) e de armazenamento de sais minerais (ex: fósforo e cálcio).
O esqueleto Humano divide-se em 2 partes: Axial e Apendicular.


Relativamente à parte axial, esta é constituída por:
Ossos da Cabeça, na qual fazem parte os ossos do crânio (situado na parte superior e anterior da cabeça, este é uma verdadeira caixa óssea na qual se encontra a parte mais elevada do Sistema nervoso central) e da face.
Osso Hióide: osso ímpar, mediano, localizado na porção anterior do pescoço, em forma de U, constituído pelo corpo e 4 cornos.
Vértebras: A coluna vertebral, situa-se na porção posterior e mediana do tronco dividindo-se em 4 porções: Cervical (7 Vértebras), dorsal (12 Vértebras), lombar (5 Vértebras) e Sacro-coccígea( 5 Vértebras sagradas e 4 a 5 Vértebras coccígeas).
Esterno: osso ímpar, mediano e com forma de punhal. Faz parte da parede anterior da cavidade toráxica.
Costelas: são ossos simples, de forma semelhante a uma vírgula. Podendo ser classificadas de acordo com a aderência ao esterno.



Já a apendicular é formada pelos ossos dos membros superiores (64 ossos): Cintura Escapular: Une o braço ao toráx, sendo constituída por dois ossos – a clavícula (osso longo situado na parte antero-superior do toráx, com a forma de S) e a omoplata (osso chato, largo, magro e de forma triangular, situado na parte superior e posterior do tórax).
Úmero (Braço): osso longo que articula com a omoplata, em cima, e com o rádio e o cúbito, em baixo.
Ossos do Antebraço: o cúbito (situa-se entre a tróclea umeral e o carpo) e o rádio (situa-se entre o côndilo do úmero e o carpo).
Ossos da mão: constituídos por 3 grupos de ossos – o carpo (8 ossos dispostos em 2 camadas transversais), o metacarpo (cada osso tem um corpo e duas extremidades) e falanges(correspondem aos dedos das mãos).



E pelos ossos dos membros inferiores (62 ossos):
Anca: constituída por um único osso – osso ilíaco – formado por 3 peças ósseas: o ílio, o ísquion e o púbis.
Coxa: constituída por um único osso – Fémur – sendo o maior osso do nosso corpo é constituído por uma diáfise (ou corpo) e duas extremidades (ou epífises).
Ossos da Perna: tíbia (osso longo em que a extremidade do seu corpo é mais larga que a sua região média) e perónio (osso longo que se articula na porção superior com a tíbia e na porção inferior com o astrágalo).
Ossos do pé: constituídos por 3 grupos de ossos – o tarso (7 ossos curtos dispostos em 2 fiadas), o metatarso (constituídos por 5 ossos longos) e as falanges (5 dedos do pé).


Ao todo são cerca de 206 ossos num jovem-adulto, sendo este número encurtado à medida que a pessoa envelhece, devido à fusão de alguns dos ossos inicialmente separados.


Bibliografia:
Medicina e Saúde; Atlas do Corpo Humano; Abril Cultural
Netter, F; Atlas of Human Anatomt; Novartis Medical Education, New Jersey, 1999
FFUL; Sebenta de Anatomia Humana - Caderno Teórico-Prático;1997
Pina, J.A.E.; Anatomia Humana da Locomoção, S/E, Lidel Edições Técnicas, Lisboa 1995

0 Comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More