quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Glândulas anexas do tubo digestivo

O Sistema digestivo é constituído por duas partes: o tubo digestivo e as glândulas anexas. Entre as segundas podemos identificar: Glândulas salivares (Submaxilar, sublingual e Parótida), Pâncreas, Fígado e vias biliares.

Essencialmente estas estruturas vão produzir compostos enzimáticos para degradação do substrato, o alimento que foi deglutido, nas diversas porções do tubo digestivo. São contudo órgãos altamente especializados na sua produção, tendo características histológicas bastante distintas.

Glândulas salivares:
São de 2 tipos

Serosas: produzem ptialina, uma enzima que degrada os amidos
Mucosas: produzem mucina, essencial para a lubrificação e protecção das superfícies contra a abrasão provocada pela passagem dos alimentos.

Pâncreas:

Tem funções endócrinas (produzindo insulina para a circulação) e exócrinas (produzindo enzimas para o tubo digestivo, através das suas células acinares)

Fígado:

A função do fígado é bastante complexa sendo que a sua função mais importante como glândula anexa do tubo digestivo é a produção de bílis.
A bílis irá então intervir na digestão e absorção de gorduras e é continuamente produzida pelo fígado, apesar de não ser continuamente excretada. É portanto produzida, estimulada pela secretina e excretada para o duodeno caso haja estímulos de colecistoquinina e de acetilcolina. Se não houver é acumulada na vesícula biliar, até um novo estímulo ou é absorvida lentamente.
A principal função da bilís é a emulsão, permitindo que as gorduras se dividam em micelas para serem mais facilmente absorvidas nos intestinos.

Bibliografia:
GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier Ed., 2006.

1 Comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More