Com o passar dos dias do mês de Dezembro ultimam-se os últimos pormenores para a ceia de Natal, mas nesta altura de excessos os cuidados com a alimentação ficam muitas vezes em segundo plano.
Aqui ficam algumas sugestões para que o Natal possa ser um pouco mais saudável:
Couves
As couves são excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibra. No entanto, ao cozer, só devem ser adicionadas à água quando esta estiver a ferver para reduzir a perda de algumas vitaminas. Pode aproveitar ainda a água da cozedura para fazer uma sopa.
Peru
As carnes magras como o peru têm menor quantidade de gordura saturada, desde que lhe retire a pele.
Azeite
É uma gordura rica em ácidos gordos monoinsaturados, fazendo que resista a temperaturas na ordem dos 180.ºC (na fritura) sem se degradar. Deverá ser a gordura de eleição na confecção e tempero dos alimentos.
Canela
A canela possui um elevado teor em fitoquímicos, que apresentam uma importante capacidade anti-oxidante e antimicrobiana. É uma boa opção para os doces, ajudando a reduzir a adição de açúcar com o sabor agradável que confere.
Pinhões
São um fruto oleaginoso, grande fornecedor de gorduras polinsaturadas, importantes na redução dos níveis sanguíneos de colesterol LDL. É o que apresenta maior teor em proteínas, dos frutos secos.
Vinho Tinto
O vinho tinto possui resveratrol, um fitoquímico presente nas grainhas e película das uvas, que tem uma capacidade antioxidante importante no combate aos radicais livres. Deve ser consumido com moderação e a acompanhar as refeições.
Pão Integral
Prefira pão com cereais integrais, uma vez que apresentam maior teor de fibra, vitaminas e minerais, conferindo assim maiores benefícios para a saúde. Porque não fazer as suas rabanadas com pão integral, colocando-as no forno, em vez de fritar?
0 Comentários:
Enviar um comentário