quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sistema Nervoso - Overview

Como em qualquer sistema que desempenhe diversas funções, é essencial que exista um sistema que controle e coordene o todo de maneira a que no final o resultado seja positivo e produtivo. No caso do organismo humano, esse sistema controlador e coordenador é o Sistema Nervoso e o resultado será o equilíbrio entre todos os outros sistemas e a manutenção da vida.

O Sistema Nervoso divide-se em dois grandes grupos: o Sistema Nervoso Central (SNC) e o Sistema Nervoso Periférico (SNP).

Sistema Nervoso Central

O SNC é constituído pelo encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco cerebral) e medula espinhal.

O cérebro divide-se em dois hemisférios com funções diferenciadas. Na maioria da população, o hemisfério esquerdo é responsável pela aptidão verbal, enquanto o direito actua ao nível da aptidão espacial, sendo também que cada hemisfério controla o movimento do lado oposto do corpo. Este órgão é constituído por massa branca e massa cinzenta. A cinzenta encontra-se externamente e designa-se por córtex cerebral. Este é constituído por quatro lobos com diferentes funções: parietal, frontal, occipital e temporal.

O cerebelo divide-se me dois hemisférios e tem como funções a manutenção do equilíbrio do indivíduo e o controlo dos seus movimentos voluntários.

A medula espinhal encontra-se dentro dos ossos da coluna vertebral. Ao contrário do cérebro, apresenta massa branca na sua parte externa e massa cinzenta no seu interior. É dela que parte e chega a maioria dos nervos do sistema nervoso periférico.

Sistema Nervoso Periférico

O SNP é composto por uma Divisão Aferente (nervos sensitivos) e por uma Divisão Eferente (Sistema Nervoso Somático e Sistema Nervoso Autónomo). Os seus nervos partem ou do encéfalo (12 Nervos Cranianos) ou da medula espinhal (31 Nervos Raquidianos).

Nota: Cada plexo envolve vários nervos. Formam uma espécie de rede que irá inervar determinada área.

A Divisão Aferente é constituída por nervos sensitivos, os quais trazem informação dos receptores sensitivos ao SNC, de modo a que esta seja integrada e possa ocorrer uma resposta.

A Divisão Eferente é constituída por nervos somáticos e nervos autonómicos. Os nervos somáticos inervam os músculos esqueléticos, enquanto os nervos autonómicos inervam músculos lisos, cardíacos, glândulas e outros órgãos internos. São estes que vão levar a informação do SNC até ao órgão efector, de maneira a que se dê a resposta.

Exemplo de estimulação-integração-resposta:

Quando nos picamos com uma agulha no dedo, os receptores sensitivos do dedo vão desencadear estímulos nervosos. Estes estímulos vão chegar ao SNC, onde vão ser integrados e descodificados. Depois disto, o SNC envia um outro estímulo nervoso. Este irá chegar ao local efector (neste caso o dedo), através de nervos eferentes, desencadeando-se uma resposta: vamos desviar o dedo da agulha.

O Neurónio

A estrutura base deste sistema é o neurónio. Esta célula tem como principal função a transmissão de informação, tornando-se assim possível a “comunicação” entre os diferentes órgãos e o “centro controlador” do organismo. Esta transmissão dá-se através de impulsos nervosos resultantes de alterações no potencial de membrana da célula, o que gera uma corrente eléctrica ao longo do axónio. No fim do axónio são libertados neurotransmissores para a fenda sináptica e estas moléculas vão desencadear uma resposta na célula pós-sináptica: caso esta seja outro neurónio, vão desencadear um novo estímulo para que a transmissão continue; caso seja uma célula efectora, a mensagem é descodificada e a “ordem” enviada é executada.

Doenças que afectam este sistema:

Várias são as doenças que afectam o Sistema Nervoso, a maior parte delas bastante complexa e pouco compreendidas. Alguns exemplos são a doença de Alzheimer, a doença de Parkinson, a esclerose lateral amiotrófica, as quais serão abordadas em publicações posteriores.

Bibliografia:

VANDER, e outros, Fisiologia Humana - Os mecanismos das funções corporais, 9ª Edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2006

SANTOS, José Martins dos, e outros, Anatomia Geral - Moreno, 2ª Edição, 2003

NETTER, Frank H., Atlas of Human Anatomy

0 Comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More