quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Os Fungos

A microbiologia é um ramo da ciência que estuda os microorganismos
existentes no nosso planeta e a sua importância para a vida seja pelos aspectos benéficos ou prejudiciais.
Assim, um microorganismo é um organismo de dimensões reduzidas, na maioria das vezes invisível a olho nu, com vida independente e normalmente unicelular, isto é, constituído por uma única célula.

O mundo microbiano pode ser dividido em:

Microorganismos eucariontes:
Algas
Fungos
Protozoários


Microorganismos procariontes:
Algas azuis (cianobactérias)
Bactérias
Vírus


Os fungos e o mundo da micologia

Os fungos são, na sua maioria, seres pluricelulares existindo também alguns unicelulares, as leveduras. Pertencem a um reino próprio, o reino fungi, o que os separa das plantas e animais. Existem à volta de 100.000 espécies de fungos conhecidas em que apenas aproximadamente 200 são patogénicas para o homem.
Afastam-se das plantas porque constroem as suas paredes celulares com quitina, o mesmo material que encontramos nos insectos mas que as plantas não produzem, são desprovidos de clorofila e por isso incapazes de realizar fotossíntese. Assim, alimentam-se absorvendo nutrientes dos substratos orgânicos onde vivem e como não têm estômago digerem a sua comida antes de a absorverem através de enzimas hidrolíticas que secretam para o exterior (ficando assim fora do reino animalia). Tipicamente os fungos são filamentosos e cada filamento individual é designado por hifa, estas crescem de forma apical (na extremidade) ao contrário de outros microorganismos e ramificam-se sucessivamente dando origem a um conjunto denominado micélio. O micélio é assim o conjunto de estruturas que constituem os fungos. Quanto à forma de obtenção de energia os fungos são heterotróficos pois necessitam de compostos orgânicos pré-formados para a síntese das suas células.

Dependendo do seu papel no ecossistema os fungos podem ser:


• Saprófitas: São decompositores de matéria orgânica morta sem causar nenhum dano ao hospedeiro. Representam mais de 50% dos fungos existentes na Terra. (Cogumelos)

• Parasitas: Vivem em organismos vivos e causam danos no hospedeiro, inclusivé no homem.


• Simbiontes: Vivem em associação com outros organismos vivos existindo um benefício mútuo. (Líquens – associação de um fungo com uma alga ou cianobactéria)



Os fungos estão na origem de várias patologias, denominadas micoses (no geral), algumas bastante graves e difíceis de tratar e outras nem tanto como o tão conhecido “pé-de-atleta”. Para além disso, o bolor, que aparece nas paredes ou na fruta quando esta apodrece, é nem mais nem menos que fungos.

Laranja contaminada com fungo (Pennicilium)


Vista do mesmo fungo em microscópio electrónico

Mas nem tudo é mau e os fungos já foram e continuam a ser muito úteis. Foi a partir deles que se descobriram os primeiros antibióticos como a penicilina e outros medicamentos, são usados na produção da cerveja, pão e alguns queijos, e são também muito importantes para as plantas pois existem em associação com as suas raízes ajudando no seu desenvolvimento.


Bibliografia:

Slides das Aulas Teóricas de Micologia/Parasitologia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More