terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sistema Genital Feminino – Overview


Estrutura do Sistema Genital Feminino

A reprodução é o mecanismo mais puro e simples pelo qual os seres vivos produzem descendentes, dando continuidade à espécie. No ser Humano esse processo é alcançado pelo complemento natural que existe entre o sistema reprodutor masculino e o sistema reprodutor feminino. 

O sistema genital feminino, também designado de aparelho reprodutor feminino, à semelhança do masculino  é composto por dois grupos de órgãos, os internos, localizados no interior da cavidade pélvica e os externos, directamente ligados ao exterior.

  Fazem parte dos órgãos internos os ovários, as trompas de falópio e o útero.

Os ovários ou gónadas femininas são dois órgãos glandulares com a forma de amêndoa, localizados simetricamente na parte inferior da cavidade pélvica um de cada lado do útero e debaixo da correspondente trompa de Falópio. Os ovários são responsáveis pela formação das células reprodutoras femininas, os óvulos, e pela produção das hormonas sexuais femininas.

As trompas de falópio são duas estruturas tubulares ocas com cerca de 10 a 12 cm de comprimento, que se localizam uma em cada lado do corpo do útero, terminando no ovário correspondente. A extremidade mais fina de cada trompa penetra na cavidade uterina, enquanto que a outra extremidade, a mais larga, termina na proximidade do ovário. A sua missão é captar o óvulo, produzido no ovário durante a ovulação, e transportá-lo até ao útero. Durante este percurso (ovário-útero) o óvulo pode ser fecundado caso hajam espermatozóides que efectuem o caminho inverso.


O útero é um órgão oco situado no centro da cavidade pélvica, por cima da vagina,  atrás da bexiga e à frente do recto. Tem a forma de uma pêra invertida, com cerca de 7 a 8 cm de comprimento.Divide-se em duas porções: o colo uterino ou cérvix, a parte inferior do útero e que está ligado à vagina, e o corpo que corresponde à parte superior do útero e onde se aloja o feto durante a gestação. O útero é constituído por várias camadas, nomeadamente tecido epitelial e tecido muscular cujas características se alteram sob influência hormonal durante o ciclo menstrual de modo a preparar o útero para receber o embrião caso tenha ocorrido fecundação ou a originar a menstruação, caso não exista qualquer óvulo fecundado.

Fazem parte dos órgãos externos a vagina e a vulva.

A vagina é um órgão tubular oco com cerca de 8 a 12 cm de comprimento e possuí um diâmetro muito variável devido ao seu carácter muscular e elástico que permite a sua dilatação durante o coito e o parto, o que é fundamental para a saída do feto para o exterior. Situa-se por baixo do útero, entre a bexiga e o recto e tem uma disposição oblíqua. Interiormente a vagina é revestida por uma camada de células glandulares cujas secreções contribuem para a lubrificação do canal, sendo que é por baixo desta camada que se encontra a camada muscular da vagina. A parte superior encontra-se ligada ao útero enquanto que a extremidade inferior contacta com o exterior através de um orifício, situado entre os pequenos lábios, que nas mulheres virgens está parcialmente revestido por uma membrana, o hímen, com um orifício central que permite a passagem do fluxo menstrual.


A vulva corresponde ao conjunto dos órgãos genitais femininos que se localizam totalmente no exterior do organismo. Deste conjunto fazem parte: o monte de Vénus (rico em tecido adiposo), os grande lábios (duas pregas grossas de pele), os pequenos lábios (duas pregas de pele mais fina e sem pêlos), o clítoris (pequeno órgão eréctil equivalente ao pénis masculino) e o vestíbulo (que contacta com a entrada da vagina). À frente do vestíbulo encontra-se o orifício onde termina a uretra e responsável pela micção. 

Principais funções do Sistema Genital Feminino
  • Ovulação (produção de células reprodutoras femininas – óvulos)
  •  Produção de hormonas sexuais femininas (síntese de estrogénio e progesterona).
Patologias mais frequentes

De entre as patologias mais comum no sistema genital feminino destacam-se vulvite, vaginite, cervicite, endometrite, salpingite, cancro do cólo do útero, entre outras, que serão abordadas em futuras publicações. 

Bibliografia
 - VANDER, A. J., SHERMAN, J. H., LUCIANO, S. D., Fisiologia Humana, Os Mecanismos das Funções Corporais, Guanabara Koogan, 2006, 9ªedição, 631-660.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More