quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sistema Genital Masculino – Overview

A reprodução é o mecanismo mais puro e simples pelo qual os seres vivos produzem descendentes, dando continuidade à espécie. No ser Humano esse processo é alcançado pela complementaridade natural que existe entre o sistema reprodutor masculino e o sistema reprodutor feminino.

Estrutura do Sistema Genital Masculino

O sistema genital masculino, também designado de aparelho reprodutor masculino é composto por dois grupos de órgãos, os internos (a maioria deles) e os externos. 


Fazem parte dos órgãos internos os testículos, os epidídimos, os canais deferentes, as vesículas seminais e a próstata. 

Os testículos ou gónadas masculinas são dois órgãos glandulares de forma oval, localizados simetricamente na parte inferior do tronco, no interior de uma bolsa, o escroto. Durante o desenvolvimento fetal os testículos localizados inicialmente na cavidade abdominal, próximo dos rins, vão descendo até alcançarem a sua localização anatómica normal, no exterior da cavidade abdominal. São responsáveis pela formação dos espermatozóides e pela produção da principal hormona sexual masculina, a testosterona, que está envolvida no desenvolvimento das características sexuais secundárias. 

Os epidídimos são dois pequenos órgãos tubulares compridos localizados cada um deles sobre a parte superior do correspondente testículo. É aqui que os espermatozóides vindo do testículos amadurecem antes de prosseguirem o seu trajecto até ao exterior.  


Os canais deferentes são dois tubos revestidos por tecido muscular, com aproximadamente 60 cm de comprimento, correspondem à continuação dos respectivos epidídimos e têm como função o transporte dos espermatozóides em direcção ao exterior. 


As vesículas seminais são duas pequenas estruturas localizadas por cima da próstata e têm como função a produção de uma secreção espessa de cor amarela, líquido seminal, que contém as substâncias nutritivas de que os espermatozóides necessitam para sobreviver no seu trajecto ao longo do aparelho reprodutor feminino até aos óvulos.

A próstata é um órgão com a forma e tamanho de uma castanha, localizado por baixo da bexiga e à frente do recto. É essencialmente um orgão glandular responsável pela produção de uma secreção com elementos nutritivos para os espermatozóides, que fará parte da constituição do sémen. A uretra atravessa a próstata pelo que durante a ejaculação a secreção produzida na próstata desagua directamente na uretra.

É ainda importante referir que a porção terminal da vesícula seminal une-se com a porção terminal do canal deferente do lado correspondente, e formam uma estrutura tubular comum, denominada canal ejaculador. Os dois canais ejaculadores (um proveniente de cada lado) atravessam a próstata e desaguam na uretra, para onde transportam os espermatozóides e o líquido seminal no momento da ejaculação.

Fazem parte dos órgãos externos o pénis (o principal) e o escroto.

O pénis é um órgão cilíndrico situado na parte inferior do tronco, é atravessado pela uretra e tem a especial capacidade para alterara as suas dimenões e consistência quando entra em estado de erecção. Podemos distinguir três porções no pénis: a raiz, através da qual se encontra fixo ao tronco; o corpo, que corresponde à sua parte central; e uma extremidade de forma arredondada denominada glande onde se encontra a abertura da uretra para o exterior.

O escroto, como já foi referido anteriormente, é uma bolsa suspensa na raiz do pénis, na qual se encontram os testículos. É fundamental que durante o desenvolvimento fetal os testículos desçam e se alojem nesta bolsa onde a temperatura é inferior à do organismo, uma vez que a 37oC (temperatura do organismo) os espermatozóides não sobrevivem, aumentando deste modo o risco de infertilidade.


Principais funções do Sistema Genital Masculino 
  • Espermatogénese (produção de espermatozóides);
  • Produção hormonal (síntese de testosterona).

Patologias mais frequentes 

De entre as patologias mais comum no sistema genital masculino destacam-se prostatite, hipertrofia benigna da próstata, hidrocelo, varicocelo, orquite e epididimite que serão abordadas em futuras publicações.  


Bibliografia
VANDER, A. J., SHERMAN, J. H., LUCIANO, S. D., Fisiologia Humana, Os Mecanismos das Funções Corporais, Guanabara Koogan, 2006, 9ªedição, 617-631.



· 

0 Comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More