quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sistema Respiratório

Anatomia do Sistema Respiratório



O Sistema Respiratório é constituído pelas fossas nasais e anexos, pela laringe, pela árvore tráqueo-brônquica, pelos pulmões e pelas pleuras.

As fossas nasais e anexos constituem um sistema de cavidades ocupando a porção central da face. Estão em comunicação com as cavidades pneumáticas, os seios perinasais, estando protegidas por uma saliência, o nariz. Comunicam com o exterior pelos dois orifícios das narinas e com a naso-faringe através de dois largos orifícios, os coanos. A laringe, além de fazer parte do canal aéreo, é também o órgão da fonação. Compõe-se de várias cartilagens, articulações e músculos, e a sua superfície interior apresenta a mucosa laríngea revestindo as cordas vocais que, quando vibram em sintonia com a passagem do ar expirado, produzem o som laríngeo. É um órgão ímpar e mediano que ocupa a parte média e anterior do pescoço. Projecta-se entre a 3.ª e 6.ª vértebras cervicais, estando situada adiante da porção laríngeada faringe, com a qual comunica, por cima da traqueia, por baixo da base da língua e do osso hióide e atrás da glândula tiroideia.

A árvore tráque-brônquica é constituída pela traqueia e pelos brônquios. A traqueia é um canal cilíndrico fibro-musculo-cartilaginoso, constituído por 15 a 20 anéis, compreendido entre a laringe e a origem dos brônquios principais ou pulmonares. Situa-se na porção anterior e inferior do pescoço e encontra-se adiante do esófago. A traqueia bifurca-se ao nível da 4.ª ou 5.ª vértebras torácicas (a bifurcação da traqueia pode também ser designada por carina), originando os dois brônquios principais. O brônquio principal direito é mais vertical e de maior calibre do que o esquerdo, razão pela qual é o local mais provável para se encontrar um objecto aquando da sua inspiração. Os brônquios são constituídos por duas porções: uma porção extrapulmonar, desde a bifurcação da traqueia até ao hilo do pulmão, e uma porção intrapulmonar, constituindo o conjunto dos brônquios situados no interior do pulmão. Cada brônquio principal vai depois dividir-se em brônquios secundários ou lobares, que depois se dividem novamente em brônquios terciários ou segmentares. O brônquio principal direito divide-se em três brônquios secundários ou lobares (que se dividem em dez brônquios terciários) e o brônquio principal esquerdo divide-se em dois brônquios secundários (que se dividem em oito brônquiosterciários). Os brônquios terciários dão origem aos bronquíolos, que terminam nos alvéolos através dos bronquíolos terminais.




Os pulmões, em número de dois, um direito e outro esquerdo, encontram-se situados na cavidade torácica, à excepção do seu vértice que ocupa a base do pescoço. O pulmão direito encontra-se situado um pouco mais acima que o pulmão esquerdo. O pulmão esquerdo tem o volume reduzido pela presença do coração. Os pulmões são constituídos por lobos, que são condicionados pelos brônquios secundários ou segmentares, limitados pelas cissuras interlobares. Os lobos são divididos em segmentos, que são condicionados pelos brônquios terciários ou segmentares. O pulmão direito apresenta três lobos: lobo superior, lobo médio e lobo inferior, divididos por duas cissuras (a grande cissura ou cissura oblíqua e a pequena cissura ou cissura horizontal). O lobo superior é constituído por três segmentos (apical, posterior e anterior), o lobo médio por dois segmentos (externo e interno) e o lobo inferior por cinco segmentos (superior, basal interno, basal anterior, basal externo e basal posterior). O pulmão esquerdo apresenta dois lobos (lobo superior e lobo inferior), divididos pela grande cissura ou cissura oblíqua. O lobo superior é constituído pelo cúlmen (que contém dois segmentos, o ápico-posterior e o anterior) e pela língula (constituída pelos segmentos lingulares superior e inferior). O lobo inferior é constituído por cinco segmentos: superior, basal ântero-interno, basal anterior, basal externo e basal posterior.

Na cavidade torácica, os pulmões limitam entre si um espaço, o mediastino, ocupado pelo coração, pericárdio e grandes vasos, traqueia, brônquios e esófago, estando separados do fígado, estômago e baço por intermédio do diafragma. As pleuras são membranas serosas destinadas a facilitar o deslizamento dos pulmões sobre a parede da cavidade torácica. Encontram-se duas pleuras, completamente independentes, uma para o pulmão direito e outra para o pulmão esquerdo. Cada pleura possui dois folhetos, o folheto visceral e o folheto parietal, delimitando estes dois folhetos uma cavidade virtual, a cavidade pleural, por onde circula o líquido pleural.


Funções do Sistema Respiratório


O sistema respiratório é responsável primariamente pelo fornecimento de oxigénio ao sangue e pala remoção de dióxido de carbono. No entanto, possui outras funções, como a vocalização, o sentido do olfacto, o controlo do pH (pela eliminação de CO2), a síntese de moléculas importantes como a angiotensina II ou a criação de importantes gradientes entre o tórax e o abdómen para a circulação de sangue e/ ou linfa. Além disso a circulação pulmonar serve ainda como filtro para pequenos coágulos presentes na circulação venosa, evitando a obstrução de vasos na circulação arterial.


A respiração é o processo pelo qual um organismo troca oxigénio e dióxido de carbono com o ambiente. Compreende duas fases: a inspiração e a expiração. A inspiração é a fase activa da ventilação, resultando da contracção do diafragma e dos músculos intercostais. A expiração é um processo passivo, dependente de forças de retracção elástica. Assim, durante a inspiração há aumento do volume da caixa torácica, condicionando uma pressão pleural negativa e consequente expansão dos pulmões. Ocorre uma diminuição da pressão alveolar em relação à pressão atmosférica: há entrada de ar (ar flui do ambiente para os alvéolos, onde a pressão é mais baixa) até a pressão do ar ealveolar se encontrarem em equilíbrio. Durante a expiração ocorre o processo inverso: diminuição do volume da caixa torácica, aumento da pressão alveolar em relação à pressão atmosférica e saída do ar alveolar. Os gases difundem-se dos alvéolos para o sangue dos capilares pulmonares e vice-versa, passando pela fina membrana alvéolo-capilar.Os gases difundem-se também pela diferença de pressões entre a pressão alveolar e a pressão sanguínea: em condições normais a PO2 do ar alveolar é de 100 mmHg, enquanto a do sangue que entra nos capilares pulmonares é de 40 mmHg. A PCO2 do sangue venoso é de 46mmHg, enquanto a PCO2 do ar alveolar é de 40 mmHg. O CO2 atravessa todas as membranas biológicas com facilidade e a capacidade de difusão pulmonar deste gás é muito maior do que a capacidade do O2 (20x mais facilidade). Por este motivo, a retenção de CO2 raramente causa problemas aos pacientes com fibrose alveolar, mesmo quando a redução da capacidade de difusão do O2 é grave.


Patologias do Sistema Respiratório


As patologias do sistema respiratório podem ser classificadas como restritivas ou obstrutivas. Patologias restritivas endurecem os pulmões e reduzem a sua compliance e capacidade vital. Um exemplo é a fibrose (tecido fibrótico substitui tecido pulmonar saudável) que ocorre após patologias como a tuberculose. Patologias obstrutivas estreitam a via aérea e interferem com o fluxo de ar (obstruções da via aérea, tumores ou aneurismas que comprimam as vias aéreas são exemplos de patologias que levam a complicações obstrutivas).

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é umas das principais patologias do sistema respiratório. Na DPOC há uma obstrução ao fluxo de ar durante a expiração, que não é reversível e que tende a agravar com o passar dos anos. Os 3 sintomas cardinais de DPOC são tosse, expectoração e dispneia de esforço.A DPOC incluiu duas situações clínicas: bronquite crónica e enfisema. A bronquite crónica é uma inflamação crónica dos brônquios, com espessamento mucoso e hipersecreção de muco, resultando na obstrução difusa e lesão crónica. O enfisema pulmonar caracteriza-se por uma dilatação anormal permanente dos alvéolos pulmonares, acompanhada pela destruição das suas paredes, sem fibrose evidente, causando uma perda da capacidade respiratória e uma oxigenação insuficiente. Estima-se que a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) afecte, em Portugal, cerca de 5,3% da população, sendo o tabagismo o maior culpado.

A Asma é uma doença inflamatória crónica em que ocorre obstrução à passagem de ar nas vias aéreas. É caracterizada por edema da mucosa brônquica, com aumento da produção de muco e contracção do músculo liso das vias aéreas, com consequente diminuição do seu diâmetro e edema dos brônquios e bronquíolos. A Asma é uma das doenças mais frequentes em crianças e uma das principais causas de absentismo e hospitalização infantil. A maior parte dos casos desenvolve-se antes dos 10 anos, sendo que apenas15% dos casos se desenvolve depois dos 40 anos.




Bibliografia



Esperança Pina, J. A.; Anatomia Humana dos Órgãos 2.ª Edição; Lidel, 2010

Guyton, A. e Hall, J.; Textbook of Medical Physiology 11th Edition; Saunders, 2005

Kumar, V. et al; Robbins Basic Pathology 8th Edition; Saunder, 2007

Saladin, K.; Anatomy and Physiology: The Unit of Form and Function 6th Edition; McGraw Hill Higher Education, 2011

0 Comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More